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Ram Charan: “Parem de procurar um herói” O influente consultor indiano viaja pelo mundo há 30 anos para dar conselhos a grandes empresas. Sua maior lição: não devemos nos inspirar num único líder

Recentemente, numa longa reportagem sobre Ram Charan, a revista Fortune o chamou de o consultor vivo mais influente do mundo. Não foi por acaso. Charan atende algumas das maiores empresas do planeta e mantém uma relação pessoal com altos executivos internacionais, como Jack Welch, ex-presidente da General Electric (GE), considerado um dos maiores executivos do século XX, e John Reed, ex-presidente do Citicorp. Seus conselhos custam cerca de US$ 20 mil por dia.

Sua especialidade é ajudar as empresas a alcançar resultados excepcionais. Com base em 30 anos de experiência na área, Charan afirma que um dos principais problemas das empresas é tentar copiar um único modelo de liderança. “Parem de procurar um herói”, diz. “É preciso aprender com muitos líderes.”

O trabalho é a vida de Charan. Não é figura de linguagem. Aos 67 anos, ele nunca se casou e não tem filhos. Muitas vezes, dorme às 2 horas e desperta às 5. Embora tenha comprado há pouco tempo um apartamento em Dallas, nos Estados Unidos, ainda não se instalou lá. Mora em hotéis pelo mundo afora. “Professor Charan, seja bem-vindo ao lar”, costuma dizer o porteiro do hotel Waldorf Astoria, de Nova York, onde se hospeda quando chega do aeroporto. Mas o ritmo frenético de trabalho não parece incomodá-lo. “Sou um homem de sorte”, afirma. “Posso fazer o que eu adoro fazer!”

ÉPOCA – O senhor costuma dizer que a maioria dos líderes não sabe administrar uma
empresa. Por quê?
Ram Charan – A razão é que, na maior parte das empresas, os líderes chegaram ao topo graças a suas especializações nas funções que exerciam antes. Durante a ascensão profissional, a maioria não teve a oportunidade de tocar um negócio. Não aprende a
administrar até estar em estágio bem avançado da carreira.

ÉPOCA – O que é mais importante para um líder ser bem-sucedido hoje?
Charan – Antes de qualquer outra coisa, um líder deve conhecer bem seus pontos fortes e encontrar as oportunidades certas para aproveitá-los. Nenhum líder será bem-sucedido em todas as situações. Todos os líderes alcançam o sucesso em algumas situações e em outras não. Alguns são bons em fazer reviravoltas em seus negócios; outros, não.

“O maior desafio dos presidentes das empresas é encontrar oportunidades para crescer”

ÉPOCA – O que é preciso fazer para ter sucesso no mundo dos negócios?
Charan – Os líderes bem-sucedidos se responsabilizam e são obstinados pela obtenção de resultados. Além disso, sabem contratar as pessoas certas e descobrir qual é o caminho certo para levar a empresa em direção ao futuro.

Leia a entrevista completa publicada na revista Época