O marqueteiro chapa branca João Santana, o número um do PT, responsável pela campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, é mesmo um gargantão. Como um torcedor entusiasmado na arquibancada, daqueles que existem aos milhões no país, ele é um especialista em “cantar” vitória antes do apito final. No mundo dos sexólogos, que parecem estar voltando à moda nos últimos tempos, Santana seria o que se convencionou chamar de “ejaculador precoce”. Na ânsia de jactar-se com a própria performance, ela acaba, muitas vezes, morrendo na praia. Ou, como preferem alguns, “batendo na trave”.
Foi o que aconteceu agora, mais uma vez, no primeiro turno das eleições presidenciais, quando teve de engolir as previsões ufanistas que fez para o pleito pouco tempo atrás. No final de 2013, Santana havia garganteado a vitória de Dilma no primeiro turno e chamado os candidatos de oposição de “anões”, em entrevista ao repórter especial Luiz Maklouf de Carvalho, de ÉPOCA. “A Dilma vai ganhar no primeiro turno, em 2014, porque ocorrerá uma antropofagia de anões. Eles vão se comer, lá embaixo, e ela, sobranceira, vai planar no Olimpo”, afirmou Santana, com a arrogância que lhe é peculiar. Ela parece lhe conferir uma estranha identidade com Dilma, que costuma andar sempre com o queixo levemente levantado para cima. Trata-se de uma postura que um ex-colega, fotógrafo dos bons, costumava chamar de “engolidor de faca”. Nada mais apropriado.
Bem que Santana tentou de tudo para transformar sua previsão em realidade. Baixou uma barbaridade o nível da campanha e desceu o sarrafo em Marina, sem nenhum escrúpulo, quando ela havia ultrapassado Dilma e liderava as pesquisas. Se Santana tivesse baseado sua campanha difamatória em fatos reais, como um bom profissional, com o mínimo de moralidade e respeito aos adversários, ainda daria para engolir. Mas não. Ele não teve dúvida em recorrer de forma escancarada à mentira, a mais pura e deslavada mentira, para “desconstruir”, como gostam de dizer os cardeais do PT, a imagem de Marina, dizendo que ela iria tirar a comida do prato do povo e outras pérolas do gênero. Não por acaso, o cineasta Fernando Meirelles chamou-o outro dia de João Goebbels Santana, em referência ao ministro da propaganda nazista, Joseph Goebells, cujos anúncios antissemitas não guardavam o menor compromisso com a verdade. É de Goebbels a famosa frase de que “uma mentira repetida diversas vezes transforma-se numa verdade”. Como afirma o jornalista, escritor e político Fernando Gabeira, “o discurso do PT é 80% mentira e 20% malandragem”.
Santana, porém, parece não se importar com seus tropeços. Depois do revés espetacular do fim de semana, ele voltou à carga dois dias depois, garganteando previsões para o segundo turno, marcado para 26 de outubro, como nem mesmo a mãe de Dilma ou de Lula faria. Como principal orador da reunião convocada por Dilma com 40 aliados políticos, realizada ontem em Brasília, Santana afirmou que “não tem nenhuma possibilidade de (Dilma) não ganhar” o segundo turno, de acordo com reportagem publicada pelo site do Estadão. Segundo Santana, Aécio só conseguiria vencer Dilma “se fosse um fenômeno, que ele não é”. Numa referência a Marina, ele disse, ainda, que “o fenômeno foi passageiro e ficou para trás”.
O excesso de confiança e o salto alto jamais garantiram vitória antecipada a ninguém, em nenhuma circunstância. Ao contrário. Como sabem bem os boleiros, tal atitude costuma representar um passo decisivo para a derrota. Para quem já se esqueceu, o excesso de otimismo do ex- treinador da seleção brasileira Felipão e de seu auxiliar Carlos Alberto Parreira foram responsáveis, em boa medida, pela eliminação precoce do Brasil na Copa do Mundo – e, o que é pior, perdendo de 7X 1 para a Alemanha em pleno Mineirão, em Belo Horizonte. Levaram também os milhões de torcedores espalhados pelo país, que “compraram” o otimismo de Felipão e Parreira, a uma frustração sem precedentes na história. Como diz o velho ditado, cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém – e João Santana, com toda a inteligência e esperteza que lhe atribuem, deveria saber muito bem disso.
Siga o blog pelo Twitter em @josefucs
Você precisa fazer log in para comentar.