Diante da postura aguerrida adotada por pelo PT em relação ao crescimento da oposição nas eleições deste ano, é reconfortante saber que nem tudo está perdido no mundo da política. Ao menos nos Estados Unidos.
Depois de sofrer uma derrota histórica nas eleições da semana passada para o Congresso americano, o Partido Democrata enviou na sexta-feira um e-mail assinado pelo presidente Barack Obama a seus militantes.
Assim como fez o PT no Brasil, Obama procurou negar a existência de uma onda oposicionista – que, no caso americano, garantiu aos republicanos a maioria na Câmara e no Senado. Mas, em vez de conclamar os militantes a ir à “guerra” contra a oposição, como fez o PT em sua página na internet, Obama procurou realçar a força da esperança para manter a mobilização de seus apoiadores. Ao contrário de Dilma, que sequer mencionou o nome de Aécio em seu discurso da vitória, Obama foi mais generoso e reconheceu a grande votação obtida pelos republicanos no pleito. “Os republicanos tiveram uma boa noite na terça-feira”, declarou Obama em sua mensagem.
Leia abaixo o e-mail enviado pelo presidente americano aos militantes democratas:
“A coisa mais difícil em política é mudar o status quo. A coisa mais fácil é se tornar uma pessoa cínica.
“Os republicanos tiveram uma boa noite na terça-feira, mas acredite em mim quando eu lhes digo que os nossos resultados foram melhores porque vocês se mexeram, falaram com seus familiares e amigos e depositaram seus votos nas urnas.
“Quero lembrar que estamos progredindo. Hoje, os trabalhadores têm empregos que não tinham antes. Há milhões de famílias que hoje têm seguro-saúde que não tinham antes. Há crianças indo para a faculdade hoje que não tinham a oportunidade de ir à faculdade antes.
“Então, não seja cínico. O cinismo não levou o homem à lula. O cinismo nunca ganhou uma guerra ou construiu um negócio, ou formou uma mente jovem. O cinismo é uma escolha. E a esperança sempre será uma escolha melhor.
“Eu tenho esperança nos próximos anos, e tenho esperança no que vamos alcançar juntos.
“Muito obrigado a você”.
Barack Obama
Siga o blog pelo Twitter em @josefucs
Você precisa fazer log in para comentar.