“Não conheço outras mulheres no mundo que se cuidem tanto quanto as brasileiras, que tenham tanta preocupação com a beleza e com a maneira como se apresentam”, disse a ÉPOCA a americana Karen Buglisi, presidente mundial da Mac, uma das marcas de cosméticos mais inovadoras do mercado. Ela afirma que o Brasil é, hoje, a prioridade número um entre os mais de 70 países e territórios em que a empresa atua. Em 2011, no rastro da explosão do consumo de produtos de beleza no país, as vendas da Mac aumentaram 32%, o dobro da média internacional, e a empresa ultrapassou os 200 mil fãs brasileiros em sua página no Facebook. Até 2015, a Mac pretende mais que dobrar sua rede local, de 23 para 50 lojas.
Na quarta-feira, Karen deverá desembarcar em São Paulo para participar de um baile de gala beneficente na casa do empresário Dinho Diniz. O evento, promovido pela American Foundation for Aids Research (Amfar), uma entidade dedicada à pesquisa contra a aids apoiada pela Mac, deverá ter a atriz Sharon Stone como mestre de cerimônias, além de um show da cantora Grace Jones (leia mais na coluna de Bruno Astuto). Segundo Karen, a Mac, fundada em 1984 no Canadá e comprada 11 anos depois pelo grupo Estée Lauder, dos Estados Unidos, já destinou US$ 235 milhões a organizações de combate à aids – entre elas a Viva Cazuza, do Rio de Janeiro, o Gapa, de São Paulo, e o Grupo Vhiver, de Minas Gerais, no Brasil. As contribuições são feitas por meio do Mac Aids Fund, um fundo criado em 1994 que recebe 100% da receita obtida pela empresa com a venda de alguns produtos, cujos anúncios são estrelados por símbolos da cultura alternativa, como a drag queen americana Ru Paul ou artistas de música pop, como Lady Gaga e Ricky Martin. Nesta entrevista, Karen fala também da aposta da Mac na nova classe média brasileira e do sucesso alcançado no país por um batom da marca, o Snob, depois que a atriz Letícia Sabatella o usou na novela Caminho das Índias, em 2009.
ÉPOCA – Qual sua visão do mercado de cosméticos no Brasil hoje?
Karen Buglisi – O Brasil é um dos países do mundo que apresentam maior crescimento no mercado de produtos de beleza. Na China, na Índia e no Oriente Médio, o mercado também está em franca expansão. Mas, hoje, nenhum país é mais importante para nós que o Brasil. Em 2011, o crescimento das vendas da Mac no país chegou a 32%. Foi o segundo maior do mundo, logo abaixo do Oriente Médio, e o dobro da média internacional. Acreditamos que isso deverá se manter nos próximos anos. Hoje, dez anos depois de a gente abrir a primeira loja no Brasil, o país já é o 11º maior mercado do mundo para a Mac. Em 2013, será o 10º. Em três a cinco anos, deverá ocupar um lugar de maior destaque ainda. Hoje, temos 23 lojas próprias em nove cidades. Até o fim de abril, serão 25, com a abertura da primeira unidade no Recife e da 11ª loja própria em São Paulo. Até 2015, queremos aumentar nossa rede no país para mais de 50 lojas. No longo prazo, desejamos ter uma presença forte aqui.
ÉPOCA – Qual sua explicação para esse crescimento?
Buglisi – Hoje, a mulher brasileira está viajando muito. Vai para a Argentina, para os EUA, para o Reino Unido, para todos os lugares. Sua influência está se espalhando pelo mundo. Ela também está atrás de informação. Está explorando o mundo como pode e aprendendo mais, tornando-se mais e mais sofisticada. Em 2011, fizemos o primeiro lançamento global no Brasil. Lançamos nossa coleção com produtos feitos de minerais e pedras brasileiras semipreciosas. Trouxemos jornalistas de todo o mundo para o Rio, para mostrar a beleza deste país e a forma como procuramos traduzir essa beleza para o exterior.
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